A PESQUISA

O estudo das relações entre ciência e religião, no meio acadêmico brasileiro, apontou para a inexistência de conflito consciente entre ciência e religião, investigado com o conceito de espaço de vida, e para a existência de conflitos explorados com as elaborações psicanalíticas (Paiva, 1993; 2000). A pesquisa investigou, duas décadas depois, principalmente sob o signo do conflito, as atuais relações entre ciência e religião que docentes/pesquisadores universitários das dez universidades brasileiras mais bem avaliadas estabelecem ou deixam de fazê-lo.

A pesquisa valeu-se dos métodos quantitativo e qualitativo, e atingiu uma amostra estratificada de docentes das três áreas do conhecimento, por meio de um questionário online, com base em questionário formulado a partir dos resultados da pesquisa de Paiva e do questionário de Ecklund e cols., e foi complementada por entrevistas pessoais. O objetivo geral foi o de aprofundar o entendimento da dinâmica psicológica envolvida nas relações acadêmicas entre ciência e religião.

AGRADECIMENTOS

  • O Laboratório de Psicologia Social da Reliigão agradece a todos que participaram como respondentes do questionário e como depoentes nas entrevistas.
  • Agradece também à Fapesp pelo auxílio concedido à pesquisa. (Processo 2016/24171-7)

INSCRIÇÕES