O InterPsi – USP oferece a pesquisadores, estudantes e à comunidade em geral, um acervo de livros, revistas, recortes e objetos especializados nas áreas de pesquisa do laboratório, principalmente, crenças, experiências anômalas, comportamento e experiências religiosas, hipnose e Ilusionismo (Arte Mágica). Boa parte do acervo é composto por material raro, com publicações a partir do século XVIII.

Já estão catalogadas cerca de 2.000 itens que estão disponíveis para utilização por sistema de consulta local (não por empréstimo), em momento determinado a partir de agendamento prévio.


Visitas à Coleção de Arte Mágica & Psicologia

As visitas devem ser agendadas previamente pelo e-mail: interpsi.ip@usp.br

VISITAS TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS EM RAZÃO DAS AÇÕES DE COMBATE À PROPAGAÇÃO DO NOVO CORONA VÍRUS, EM CUMPRIMENTO ÀS DIRETRIZES DA CRUESP.


Do material

O Acervo InterPsi – USP foi estruturado a partir da cessão de 4 coleções individuais de pesquisadores, a saber:

  • Coleção Ênio Benito Mari Finochi, dedicada à Arte Mágica e suas relações com processos psicológicos, neurológicos e psicossociais. Conheça também o Projeto Coleção de Arte Mágica & Psicologia do Acervo Inter Psi.
  • Coleção Mário Rangel, dedicada às experiências anômalas ligadas às experiências e crenças de tipo ufológico.
  • Coleção WZ&FRM (Biblioteca Eileen Coly), constituída por Wellington Zangari & Fatima Regina Machado – CWZ&FRM, especializada em Psicologia da Crença, Psicologia Anomalística, Hipnose e nas experiências e crenças anômalas.
  • Coleção Geraldo José de Paiva, dedicada à Psicologia da Religião, às relações entre ciência e religião e às experiências místicas. Em breve.