Evento realizado em 07.03.2023, conforme programa abaixo.

Assista o vídeo, que se encontra ao final da página.

Auditório Carolina Bori • Térreo do Bloco G do Instituto de Psicologia da USP •
Av. Professor Mello Moraes, 1721 – Butantã, São Paulo – SP

07.03.23

Abertura

  • 13h30 – 13h40:  Fatima Regina Machado (IPUSP) e Wellington Zangari (IPUSP)

Conferência de Abertura

  • 13h40 – 14h20: Ciência, Religião e o Impossível Kevin L. Ladd (Univ. Indiana – South Bend) (tradução consecutiva ao português, graças à generosidade de Sebastian Bach);

Diálogo com o Público

  • 14h20 – 14h40

Mesa

  • 14h40 – 15h20 A Religião dos Cientistas Geraldo José de Paiva (IPUSP)
  • 15h20 – 16h Os Cientistas e a Religião Gildo Magalhães (Depto. de História)
  • 16h – 16h40 Ciência e Pseudociência: A Evidência em Questão Natália Pasternak (Instituto Questão de Ciência)

Diálogo com o Público

  • 16h40 – 17h

Encerramento

  • 17h – 17h15 Fatima Regina Machado (IPUSP) e Wellington Zangari (IPUSP)

Equipe de Organização: Wellington Zangari, Fatima Regina Machado e Sebastian Bach

Promoção: InterPsi – Laboratório de Estudos Psicossociais “crença, subjetividade, cultura & Saúde” (IPUSP)

Conferencistas

Kevin L. Ladd. Doutor em Psicologia Social em 2000 (Universidade Denver), membro do corpo docente da Indiana University South Bend desde 2001. Foi Presidente da Divisão 36 da American Psychological Association e é membro do Corpo Diretivo da International Association for the Psychology of Religion e Editor Chefe doArchive for the Psychology of Religion. Seus interesses de pesquisa incluem a interface da ciência e religião, oração, música, ritual, saúde, enfrentamento, preconceito, psicometria, fisiologia, neuroimagem, sinestesia, transformação espiritual, desenvolvimento de caráter, personalidade, clero e desempenho / satisfação congregacional, psicologia do ilusionismo.

Gildo Magalhães. Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994) e graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo (1972). Foi bolsista da Fundação Krupp e Alexander von Humboldt (Alemanha), “Resident Scholar” do Instituto Smithsonian (Washington, EUA) e “Fellow” da Chemical Heritage Foundation (Filadélfia, EUA). Atualmente é Professor Titular (RDIDP) do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor de História colaborador do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa) e da Universidade de Lisboa (Centro de Filosofia da Ciência). Dirige o Centro Interunidades de História da Ciência da Universidade de São Paulo. Tem experiência em História das Ciências e da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e da tecnologia, história da eletricidade no Brasil, epistemologia, divulgação científica, história da política científico-tecnológica.

Geraldo José de Paiva. Graduado em Filosofia, mestre (1975) e doutor (1979) em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo, livre-docente em Psicologia Social (1993), pela mesma Universidade. Realizou pós-doutorado em Psicologia da Religião na Université Catholique de Louvain-la-Neuve (Bélgica) (1988). Sócio-honorário da Società Italiana di Psicologia della Religione e Fellow da International Society for Science and Religion (St.Edmund´s College, Cambridge,UK). É professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, Professor Senior e Professor Emérito da USP. Coordenador do Laboratório de Psicologia Social da Religião no Instituto de Psicologia da USP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia intercultural, psicologia ingênua ou do senso-comum, psicologia cognitiva, psicologia da religião, psicologia social e religião. 

Natalia Pasternak. Doutora em microbiologia pela USP, escritora e presidente do Instituto Questão de Ciência. Atua como professora e pesquisadora na Fundação Getúlio Vargas, na escola de Administração Pública, e na Universidade de Columbia (EUA), no Departamento de Ciência e Sociedade e na Escola de Relações Internacionais e Políticas Públicas (SIPA) . É colunista do jornal O Globo, da revista The Skeptic UK, do portal Medscape, e autora do livro Ciência no cotidiano, ganhador do prêmio Jabuti de melhor livro de ciência (2021), e do Contra a Realidade (finalista na mesma categoria em 2022). Em 2020, tornou-se membro do Committee for Skeptical Inquiry e recebeu o prêmio internacional de promoção do ceticismo The Ockham Award (Navalha de Ockham). Em 2020 e 2021, recebeu o “Brasileiros do Ano” (revista IstoÉ), na categoria Ciência, além de ter sido indicada como “Personalidade do Ano” pelo jornal O Globo. Em 2022, foi agraciada com o prêmio Amelia Império Hamburger para mulheres na ciência, oferecido pela Câmara dos Deputados, e o prêmio internacional Robert P. Balles, pela promoção de pensamento crítico e científico, oferecido pelo Center for Inquiry (EUA). 

Fatima Regina Machado. Doutora em Psicologia Social pela USP e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Psicóloga pela UNIP e graduada em Letras (Licenciatura e Bacharelado – Tradução) pela Faculdade Anhembi Morumbi. Realizou estágio pós-doutoral (PNPD-CAPES) no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião (CRE) da PUC-SP, área de concentração: Estudos Empíricos da Religião; linha de pesquisa: Comportamentos e Representações Religiosas. É docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. É pesquisadora do Laboratório de Psicologia Social da Religião e co-coordenadora (segunda líder) e diretora científica do InterPsi – Laboratório de Estudos Psicossociais “Crença, Subjetividade, Cultura e Saúde”. É co-coordenadora do Núcleo Clínico do Inter Psi – USP, com expertise no manejo clínico de experiências anômalas/religiosas. É membro do Grupo de Trabalho “Psicologia & Religião” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Participou da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-SP (2015-2018). Tem experiência nas áreas de Semiótica, Educação e Psicologia.

Wellington Zangari. Psicólogo, mestra em Ciências da Religião (PUC-SP) e doutor em Psicologia Social (USP), com pós-doutorado em Psicologia Social pela USP e estágio na Division of Personality Studies – University of Virginia. Professor Doutor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IPUSP), com dedicação exclusiva à docência e à pesquisa, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação, orientando pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (IPSUP). Segundo líder do Laboratório de Psicologia Social da Religião e Co-Coordenador do InterPsi – Laboratório de Estudos Psicossociais “crença, subjetividade, cultura & Saúde” (IPUSP). Coordenador do Grupo de Estudos – Ci.Cress: Ciência, Crença, Sentido e Saúde, do Instituto de Estudos Avançados da USP. Honorary research fellow do “Brain, Belief and Behaviour Lab – Coventry University”. Membro do GT “Psicologia & Religião” da ANPEPP  e Editorial Board do International Journal for the Psychology of Religion. Membro do Conselho do Centro de História da Ciência da USP. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Ciências da Religião, com ênfase em Psicologia Social da Religião, atuando principalmente nas seguintes áreas: psicologia social, psicologia da religião, psicologia anomalística, hipnose e estados alterados de consciência, psicologia da mágica, filosofia da mente e história da psicologia.