Objetivos:
- captar, reunir e preservar material documental e histórico de/sobre Arte Mágica e possibilitar sua utilização em estudos que visem à compreensão científica, notadamente psicossocial e neurológica, dos processos individuais e sociais envolvidos nos efeitos de ilusão induzidos por mágic@s;
- servir de referência documental para historiadores e profissionais da Arte Mágica interessados tanto em aspectos teóricos quanto técnicos;
- fomentar a reflexão e a divulgação de conhecimentos de sua especialidade por meio de eventos e da produção de material fílmico, fotográfico, impresso ou virtual.
Agendamento de Visita à Coleção de Arte Mágica & Psicologia
As visitas devem ser agendadas previamente pelo e-mail: interpsi.ip@usp.br
O material está disponível para consulta local e não pode ser retirado.
VISITAS TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS EM RAZÃO DAS AÇÕES DE COMBATE À PROPAGAÇÃO DO NOVO CORONA VÍRUS, EM CUMPRIMENTO ÀS DIRETRIZES DA CRUESP.
Especificidade temática:
Arte Mágica stricto sensu e estudos científicos de processos perceptivos e cognitivos, especialmente aqueles ligados à memória e à atenção, que levam os espectadores da Arte Mágica a vivenciarem a “sensação do impossível”.
Tipos de materiais visados:
- coleções completas e substanciais (livros, revistas, equipamentos, documentos, fotos, vídeos etc.) organizadas por indivíduos que ao longo de sua vida constituíram acervo pessoal que lhes serviu de base para suas atividades de trabalho, estudo, pesquisa e/ou organização de informações;
- item isolado ou pequenos conjuntos de itens (livros e/ou revistas e/ou equipamentos e/ou documentos e/ou fotos e/ou vídeos etc.) relevante(s) advindo(s) de fontes diferentes (acervo pessoal, editoras, bibliotecas etc.)
Condições para recebimento/aceitação de materiais:
Os materiais, em seus diversos tipos, serão cedidos gratuitamente ao acervo do Inter Psi USP, que buscará zelar por sua conservação e viabilizará a consulta gratuita às coleções ou itens por meio de visitas previamente agendadas e monitoradas.
- Coleções completas e substanciais doadas serão mantidas em seu conjunto. Itens isolados ou pequenos conjuntos de itens serão aceitos quando considerados relevantes e desde que não dupliquem materiais que já compõem o Acervo do Inter Psi USP. A avaliação e aceitação de materiais/coleções será realizada pelo Comitê de Relações Externas do Projeto “Coleção de Arte Mágica & Psicologia” (ver item Equipe de Trabalho, abaixo). Será feita menção expressa de agradecimento público ao doador e às pessoas envolvidas no processo de doação quando um acervo pessoal se integrar à Coleção de Arte Mágica & Psicologia.
A primeira coleção de mágica completa a integrar o Acervo InterPsi USP foi a Coleção Ênio Finochi (clique aqui para mais informações a respeito da Coleção Ênio Finochi). - Itens isolados ou pequenos conjuntos de itens duplicados poderão ser recomendados para outros acervos ou colecionadores particulares. O Comitê de Relações Externas do Projeto “Coleção de Arte Mágica & Psicologia” (ver item Equipe de Trabalho, abaixo) poderá mediar o contato com outros potenciais receptores interessados em Arte Mágica desde que isto não envolva negociação financeira de compra e venda de materiais.
Para garantir a transparência no processo de cessão de itens à Coleção de Arte Mágica & Psicologia, será feita menção expressa de agradecimento público ao doador e às pessoas envolvidas nesta página.
Importância da Coleção de Arte Mágica & Psicologia na USP
Ao que se tem notícia, trata-se da única coleção especializada nessa temática em uma universidade pública no Brasil. Isso garante acesso gratuito e para todos ao conhecimento. Com isso, os doadores têm a certeza de que o material servirá para propósitos exclusivamente ligados ao ensino, à pesquisa, à extensão e servirá ao aprimoramento profissional, respeitando os princípios de livre acesso à informação, público e gratuito.
Equipe de trabalho:
Para dar continuidade aos esforços para ampliação do acervo de materiais de/sobre Arte Mágica do Inter Psi USP, em fevereiro de 2020 foi criado o Comitê de Relações Externas do Projeto “Coleção de Arte Mágica & Psicologia”, que, tem como membros, além dos coordenadores do Acervo InterPsi USP – Wellington Zangari, Fatima Regina Machado e Gabriel Teixeira de Medeiros – Cláudio Décourt (“Ruberdec”), José Luís Pagliari e Ozcar Zancopé (“Lifan”), três dos mais respeitados e celebrados pioneiros da Arte Mágica no Brasil. Além de garimpar e buscar por doações de materiais de profissionais, pesquisadores, entidades mágicas, bibliotecas e editoras, o Comitê organizará eventos voltados sobretudo ao resgate histórico e à valorização/preservação da documentação na área das relações entre Arte Mágica & Psicologia.
Agradecimento por significativas doações:
José Luiz Giorgi Pagliari
Doação de livros raros.
Juan Araújo
Doação de coleção da revista Genii.
Kevin L. Ladd
Doação de livros de Psicologia da Mágica, pôsteres e objetos.