A Proposta
O MeditativaMente realizou seu segundo webminar com o professor e pesquisador Miguel Farias para falar sobre um assunto pouco conhecido em nosso país.
Nos últimos anos diversas pesquisas tem demonstrado a eficácia da meditação no tratamento de algumas condições como dores crônicas e estresse. No entanto, a maioria das pesquisas tem negligenciado um aspecto essencial das práticas meditativas: elas podem produzir efeitos adversos em alguns praticantes. Este foi o tema do evento.
O Conferencista
Miguel Farias é um psicólogo experimental doutorado pela Universidade de Oxford. Tem conduzido estudos de laboratório e de campo sobre a psicobiologia de crenças e rituais, incluindo práticas de peregrinação e meditação usando fRMI, EEG e métodos de expressão genética. Ele é o co-autor da Buddha Pill: Can Meditation Change You?, traduzido em português pela Leya, e é o organizador do Oxford Handbook of Meditation. Em 2017, ele ganhou o prêmio William Bier, concedido pela Associação Americana de Psicologia, por seu trabalho sobre a psicologia da crença e da espiritualidade. Ele foi professor da Universidade de Oxford e é docente e o diretor fundador do Laboratório de Cérebro, Crença e Comportamento da Coventry University.