Próximo Webinar do UNUS “Jung em uma era secular”, com Roderick Main, PhD. 26/03/21, das 14h às 15h30. Inscrições grátis.

Nesta apresentação, o Professor Roderick Main discutirá o potencial da psicologia da religião de C. G. Jung para iluminar a condição espiritual da modernidade. Em primeiro lugar, comparará brevemente as opiniões de Jung sobre a dessacralização do mundo moderno com as opiniões de Max Weber sobre o desencanto, destacando alguns dos pontos críticos em que a resposta de Jung à modernidade diverge da de Weber. Em seguida, voltar-se-á para o filósofo e pensador social contemporâneo Charles Taylor, argumentando que a explicação alternativa de Taylor sobre o desencanto e a secularidade, especialmente conforme articulada em seu livro “A Secular Age”, fornece uma estrutura significativamente diferente da de Weber, na qual o pensamento de Jung se torna mais sociologicamente credível, apesar e até por causa de sua posição em questões de secularidade e religião. Esta reformulação do trabalho de Jung, sem dúvida, aumenta sua relevância para o engajamento crítico com problemas sociais e políticos contemporâneos, especialmente quando estes envolvem tensões agudas entre o sagrado e o secular. Concluirá delineando brevemente como o pensamento junguiano pode fornecer informações úteis sobre análises e compromissos com o fundamentalismo religioso.

Nota biográfica

Roderick Main, PhD, trabalha na “University of Essex” (Universidade de Essex), Reino Unido, onde é Professor do Departamento de Estudos Psicossociais e Psicanalíticos e Diretor do “Centre for Myth Studies” (Centro de Estudos de Mitos”. Seus livros mais recentes (co-editados com Christian McMillan e David Henderson) são Holism: Possilities and Problems (Routledge, 2020) e Jung, Deleuze, and the Problemmatic Whole (Routledge, 2021).

Para se inscrever, preencha o formulário abaixo. Por gentileza, preencha apenas quando tiver certeza que poderá participar. Obrigado.