O InterPsi – USP oferece a pesquisadores, estudantes e à comunidade em geral, um acervo de livros, revistas, recortes e objetos especializados nas áreas de pesquisa do laboratório, principalmente na área de “ciência e religião”, crenças, experiências anômalas, comportamento e experiências religiosas, hipnose e Ilusionismo (Arte Mágica). Boa parte do acervo é composto por material raro, com publicações a partir do século XVIII.

O principal objetivo do Acervo InterPsi USP é o de apoiar as atividades de ensino, pesquisa e cultura & extensão do InterPsi – Laboratório de Estudos Psicossociais “crença, subjetividade, cultura @ saúde”. Há, no entanto, uma clara destinação do Acervo para as atividades que levam ao desenvolvimento do pensamento crítico. Tal destinação se dá a partir da repercussões do estudo do binômio “ciência & crença” para a compreensão de fenômenos psicossociais complexos, como a formação de sistemas de crenças e de como esses estão na base de representações e práticas sociais que se afastam do pensamento crítico, como o movimento antivacinas, as fakenews, o terraplanismo e o negacionismo científico.


Do material: coleções de livros e Museu da Crença, da Dúvida e da Cultura de Paz

O Acervo InterPsi – USP foi estruturado a partir da cessão de 4 coleções individuais de pesquisadores, a saber:

  • Coleção WZ&FRM (Biblioteca Eileen Coly), constituída por Wellington Zangari & Fatima Regina Machado – CWZ&FRM), é formada por cerca de 12.000 títulos de livros e centenas de revistas, especializada em Psicologia da Crença, Psicologia Anomalística, Hipnose e nas experiências e crenças anômalas. Abriga a Biblioteca Quevedo-Cobêro, dedicada á religião, experiências anômalas, paranormais e estudos de ciência e crença. São mais de 8 mil títulos de livros, centenas de títulos de revistas e itens em outros formatos de mídia, como CDs, DVDs, revistas, slides, além do Museu da Crença e da Cultura de Paz, com centenas de objetos ligados a crenças, experiências e práticas religiosas e anômalas.
  • Coleção Ênio Benito Mari Finochi, dedicada à Arte Mágica e suas relações com processos psicológicos, neurológicos e psicossociais. Compreende mais de 600 títulos de livros, além de centenas de revistas, documentos, fotos, catálogos e recortes. Conheça também o Projeto Coleção de Arte Mágica & Psicologia do Acervo Inter Psi.
  • Coleção Mário Rangel, dedicada às experiências anômalas ligadas às experiências e crenças de tipo ufológico. Abriga cerca de 500 títulos de livros, além de revistas e farto material resultante da pesquisa de campo.

Já estão catalogadas cerca de 15.000 itens que estão disponíveis para utilização por sistema de consulta local (não por empréstimo), em momento determinado a partir de agendamento prévio. Para consulta virtual do catálogo, acesse o Portal Aberto do Acervo InterPsi USP.

O acervo ainda, abriga, o Museu da Crença, da Dúvida e da Cultura de Paz, que tem como objetivo não apenas apresentar a variedade de crenças e práticas religiosas/anômalas/paranormais presentes em nossa cultura, mas enfatizar a importância da convivência pacífica entre sistemas de crenças, levando a uma cultura de tolerância, e não fanatismo ou dogmatismo. O Museu é formado por centenas de objetos, imagens e fotos relacionados a crenças. Há áreas dedicadas a objetos ligados a crenças e práticas religiosas bastante presentes do Brasil, como o Espiritismo (luvas de parafina, prancheta espírita, corneta espiritual…), da Umbanda (imagens de santos cultuados em terreiros, como Exus, Pomba-Giras, Omolus, Iemanjá, além de objetos utilizados em cerimonias), do Catolicismo (imagens representativas de alegados milagres). Outras áreas são dedicadas à mostra de objetos retirados de supostas casas-mal-assombradas que se teriam sido, misteriosamente, queimados, rasgados, entortados, levitado. Feitiços (sapo com a boca costurada), contrafeitiços, objetos que trariam sorte e evitariam o azar (ferraduras, carrancas e incensos), outros ligados ao vodu (bonecos espetados com agulhas) e a práticas esotéricas (como os pêndulos e a máquina Kirlian), dentre outros, representam o universo simbólico de crenças e práticas presentes em várias culturas. Uma seção é dedicada às lendas urbanas e a como as crenças religiosas e anômalas são representadas na arte cinematográfica e na música. Um espaço é dedicado à representação histórica e da polêmica científica em torno do estudo de crenças religiosas e paranormais, desde o surgimento do Magnetismo Animal, o estudo dos assim chamados grandes médiuns do século XIX e XX (como Daniel Dunglas Home e Eusapia Palladino), a hipnose na Medicina e na Psicologia, a constituição da Pesquisa Psíquica (Psychical Research) e da Parapsicologia. Há nichos dedicados a alegados médiuns e paranormais tanto do Brasil (como Chico Xavier, Luiz Antônio Gasparetto, Peixotinho, Arigó) como do exterior (como Eileen Garret e Uri Geller).


O Laboratório do Impossível

O Acervo InterPsi USP está abrigado no Laboratório do Impossível, um espaço cedido pela Reitoria da USP, em 2021. Assista o vídeo abaixo para fazer um tour virtual pelo Laboratório do Impossível:

O Laboratório do Impossível na mídia

https://revistaquestaodeciencia.com.br/questao-de-fato/2022/02/07/projeto-da-usp-vai-usar-magica-para-ensinar-metodo-cientifico