Uma das coleções mais significativas e historicamente ricas do Acervo InterPsi USP foi generosamente doada do patrimônio de Carlos S. Alvarado e Nancy L. Zingrone. Reconhecidos pesquisadores e historiadores, ambos dedicaram-se intensamente ao estudo da Psicologia, com um foco particular nas intrincadas relações entre esta disciplina e a Psychical Research (Pesquisa Psíquica), área que historicamene avaliou as experiências anômalas, religosas e tidas como paranormais.

A intitulada “Coleção Alvarado-Zingrone” compreende dezenas de itens que oferecem um panorama profundo e multifacetado sobre a história da Psicologia e dos estudos sobre a consciência. Seu acervo inclui não apenas livros e documentos inéditos, mas também uma notável compilação de revistas e periódicos especializados. Datando desde meados do século XVIII, muitas dessas obras são consideradas raras, representando edições originais e volumes fundamentais que moldaram o pensamento em suas respectivas épocas.

Entre os livros, destacam-se as primeiras edições de clássicos incontornáveis para a compreensão do desenvolvimento da Psicologia: The Principles of Psychology (1890), de William James, obra seminal que pavimentou o caminho para a Psicologia moderna; Des tables tournantes, du surnaturel en général et des esprits (1854), de Agénor Etienne Gasparin, um dos primeiros estudos críticos sobre fenômenos mediúnicos; Human Personality and Its Survival of Bodily Death (1903), de Frederic William Henry Myers, um marco na exploração da consciência e da sobrevivência pós-morte; Nature and Man, Essays Scientific and Philosophical (1889), de William Benjamin Carpenter, que ilustra o diálogo entre ciência e filosofia; e Psicologia e “spiritismo”: impressioni e note critiche sui fenomeni medianici di Eusapia Palladino (1908), de Enrico Morselli, um exame de uma das mais famosas médiuns da história. A coleção também é enriquecida com diversos títulos de outros autores pioneiros e influentes, como Ernesto Bozano e Hereward Carrington, cujas obras são essenciais para entender as primeiras investigações sobre fenômenos psíquicos.

No que tange às revistas e periódicos, a coleção apresenta um valor particular. Destaca-se a presença de uma coleção praticamente completa do Annales des sciences psychiques e sua tradução para o inglês, Annals of Psychic Science. Estas publicações não são meros registros; elas representam a vanguarda da pesquisa da época, contendo artigos científicos, relatórios de experimentos, debates teóricos e resenhas de livros. Analisar essas revistas permite rastrear o desenvolvimento de metodologias, a evolução de hipóteses e a dinâmica das controvérsias intelectuais que definiram a Psychical Research e suas interações com a Psicologia e outras ciências emergentes no final do século XIX e início do século XX. O acesso a esses periódicos oferece uma perspectiva granular sobre o campo, revelando as vozes, os argumentos e as evidências consideradas relevantes pelos pesquisadores daquele período, o que é crucial para uma compreensão aprofundada da história da Psicologia e da exploração da consciência.

O InterPsi USP manifesta sua enorme gratidão aos amigos Nancy L. Zingrone e Carlos S. Alvarado (in memoriam).


Para uma busca dos ítens da Coleção Alvarado-Zingrone, acesse o Portal Aberto do InterPsi USP e escreva CAZ no campo “Código/Item Code” e, depois, clique em “Pesquisa/Search”. Todos os itens da coleção serão apresentados como resultado.