Agora você pode consultar o catálogo do Acervo InterPsi USP de modo simples!

Basta clicar aqui, ou na imagem abaixo, e você terá acesso ao Portal Aberto do InterPsi USP. (Veja as instruções de busca, abaixo da imagem).



Faça a busca por título ou nome d@ autor(a) [apenas o nome ou o sobrenome, ou com o sobrenome primeiro: ex: Freud, Sigmund e clique em “Pesquisar”] para verificar se o livro (ou a revista) está em nossa coleção física! O “código” é a localização do item no acervo físico, que aparecerá quando você escolher um item, clicando sobre a capinha (verde) do livro (no futuro as capinhas reais poderão ser adicionadas). Em breve será possível escolher uma categoria para verificar quais os itens se correlacionam com ele.

Neste momento, apenas as categorias ‘VHS” (que da acesso na cerca dos conteúdos de cerca de 1.000 horas de gravações de antigas fitas VHS) [selecione VHS em “Categoria” e clique em “Pesquisar”. Todo o conteúdo dos vídeos já catalogado irá ser apresentado. Você pode também escrever algo que queira encontrar em “Título, por exemplo: curandeirismo e clique em “Pesquisar”. Todo material catalogado a respeito de curandeirismo em vídeo irá ser apresentado] e “hipnose” [selecione Hipnose em “Categoria” clique em “Pesquisar” e todo o material ligado à hipnose ira ser apresentado] estão ativas para teste. Até este momento, estão cadastrados 9.235 títulos, entre livros, revistas, DVDs, documentos e recortes, o que corresponde a cerca de 12.000 itens físicos.

Mais Sobre o Portal Aberto Inter Psi USP

O Portal Aberto InterPsi USP é uma plataforma criada a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de Renan Costa Laiz e Renan Tiago dos Santos Silva, alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IME-USP, sendo orientados pelo professor Dr. Marco Dimas Gubitoso do IME-USP e tendo como cliente deste projeto o professor Dr. Wellington Zangari do IP-USP. A plataforma foi criada para a divulgação e gerenciamento do acervo de Psicologia Anomalística da USP, acervo administrado pelo professor Wellington, pela Dra. Fatima Machado e pelo Ms. Gabriel Medeiros. O Acervo InterPsi USP é composto por várias coleções. A Coleção Quevedo-Cobêro possui mais de 8 mil títulos de livros, centenas de títulos de revistas e itens em outros formatos de mídia, como CDs, DVDs, revistas, slides, entre outros. A Coleção Ênio Finochi é formada por mais de 600 títulos de livros, além de centenas de revistas e documentos. A Coleção WZ@FRM é formada por certa de 2.000 títulos de livros e centenas de revistas. A Coleção Mário Rangel abriga cerca de 500 títulos de livros, além de revistas e farto material resultante da pesquisa de campo. Na plataforma é possível ter acesso aos metadados dos livros e revistas do acervo, sendo possível a filtragem por diferentes campos como título, autores, categorias, entre outros, sendo também possível avaliar e comentar as obras. Para os administradores da plataforma, é possível o carregamento e edição das obras e seus metadados, a criação e edição de categorias e gerenciamento de usuários.

A catalogação foi um esforço coletivo que envolveu várias pessoas. Parte dela foi realizada por uma equipe de 36 voluntári@s, como já noticiado aqui, e parte por alun@s de graduação que participaram do Programa Unificado de Bolsas. A tod@s eles, nossos agradecimentos!