Webinar UNUS, “Do Experimento ao Método: Imaginação Ativa de Jung no Livro Vermelho”, com Punita Miranda (realizado em 24.04.21). Vídeo disponível.

Carl Gustav Jung (1875-1961) foi um dos célebres cientistas no final do século XIX que explorou o potencial do mundo subliminal e o funcionamento da imaginação subconsciente revelado nos estados de transe. O estudo científico dos médiuns tornou vários fenômenos ocultos, como personalidades múltiplas, estados de possessão, fantasias subconscientes e espiritualismo, mais compreensíveis para a consciência.

As investigações subliminares de Jung também começaram com o estudo de comunicações mediúnicas, mas ele desenvolveu um novo tipo de análise psicológica para acessar esses estados superiores que não envolvia mediunidade em si, ‘mas sim uma participação positiva da consciência’, com fantasias despertas na forma de imagens, que ele chamou de imaginação ativa.

A abordagem de Jung para a pluralidade de consciência documentada em seu Livro Vermelho (2009) envolve a exploração de componentes criativos das fantasias subconscientes por meio de uma série de diálogos com personalidades míticas e intrapsíquicas.

Fazendo uso de suas jornadas visionárias, Jung foi capaz de explorar as relações entre a experiência ‘subjetiva’ e a teoria ‘objetiva’ e, posteriormente, integrá-las em sua psicologia. Para conseguir isso, Jung contou com a ajuda de uma figura interior chamada Filêmon. Foi ele quem entregou os Sete Sermões aos Mortos e se tornou posteriormente uma representação do arquétipo do Velho Sábio na psique humana. Na minha apresentação, proponho explorar como a técnica de Jung para induzir fantasias espontâneas, usando exemplos de seu Livro Vermelho, pode ser usada hoje como uma ferramenta de crescimento pessoal em terapia.

Formulário de inscrições abaixo.

A Conferencista

Punita Miranda foi assistente do Deep Memory Process com Roger Woolger no Brasil e no exterior. Completou o Programa de Treinamento de Liderança, com a junguiana Marion Woodman e é candidata ao diploma de analista pelo Instituto G.A.P. (Guild of Analytical Psychology) de Londres. Desde 2013 faz palestras sobre o Livro Vermelho na Europa e Brasil e é parte da equipe de professores dos Estudos Juguianos em Lisboa. Coordena o serviço de psicoterapia do LAWA (Latin America Women’s Aid) uma ONG especializada em violência doméstica para mulheres latinas no Reino Unido.

Assista o vídeo: