Novo espaço do InterPsi USP recebe importante coleção sobre “ciência e crença”.

É reconhecida mundialmente a importância histórica da biblioteca e do museu constituídos pelos esforços do Centro Latino-Americano de Parapsicologia (CLAP), dirigido pelo Pe. Óscar Gonzalez-Quevedo por cerca de quatro décadas e, posteriormente, mantido pelo Instituto Pe. Quevedo (IPQ), sob a direção da Profa. Márcia Regina Cobêro. A biblioteca, formada por milhares de títulos, boa parte deles raros, constitui material de grande relevância para o estudo da intersecção entre “ciência e crença”. O museu, que reúne centenas de itens ligados tanto à religiosidade brasileira quanto peças derivadas de pesquisas de campo, integra também a coleção e constitui um conjunto igualmente único que materializa crenças, valores, atitudes, costumes e práticas de enorme diversidade e riqueza cultural.

Considerando:

1. a relevância da coleção para o apoio a atividades de ensino, pesquisa e extensão acerca de nossos objetos de estudo;

2. a necessidade de catalogação informatizada, manutenção e preservação continuada dessa valorosa coleção;

3. a importância de ampliação do acesso a esses materiais a estudantes e pesquisadores da área;

o InterPsi USP – Laboratório de Estudos Psicossociais “Crença, Subjetividade, Cultura & Saúde” da Universidade de São Paulo e o IPQ – Instituto Pe. Quevedo resolveram transferir a coleção para a universidade com o objetivo de propiciar a preservação histórica desse material e a democratização do acesso ao conhecimento.

Em setembro de 2021, a Reitoria da USP destinou um local para abrigar o acervo. Em 14 de dezembro de 2021 as obras do novo espaço foram terminadas e o espaço foi inaugurado, com a presença do Vice-Reitor, Prof. Antonio Carlos Hernandes, demais autoridades da USP e de outras instituições, como a Diretora do Instituto Pe. Quevedo, a Profa. Márcia Regina Cobêro.

Todo o acervo foi tratado no Irradiador Multipropósito do IPEN-USP contra insetos, bactérias, vírus e fundos. O InterPsi USP agradece o pessoal do Irradiador, particularmente o Prof. Pablo Antonio Vasquez Salvador, o técnico M.Sc. Paulo S. Santos, e o secretário e auxiliar administrativo, Juan Santos. Conheça o trabalho do Centro de Pesquisas de Radiações, onde está o irradiador. Também digna de nota é a menção de agradecimento ao técnólogo em Radiologia Márcio Yugi Nishi, de quem partiu a sugestão para que o processo de desinfecção fosse feito.

No dia 03/02/2022 todo o acervo terminou de ser transportado ao novo espaço e sua organização se iniciou.

Após organização do material, o acervo será aberto ao público.

Se você quiser saber mais a respeito das atividades que vão acontecer no novo espaço do InterPsi USP, leia: http://interpsi.org/2022/02/10/riqc/
e
https://interpsi.org/jornaldausp

Mantenha-se informad@ aqui.