O InterPsi – USP oferece a pesquisadores, estudantes e à comunidade em geral, um acervo de livros, revistas, recortes e objetos especializados nas áreas de pesquisa do laboratório, principalmente na área de “ciência e religião”, crenças, experiências anômalas, comportamento e experiências religiosas, hipnose e Ilusionismo (Arte Mágica). Boa parte do acervo é composto por material raro, com publicações a partir do século XVIII.


Já estão catalogadas cerca de 15.000 itens que estão disponíveis para utilização por sistema de consulta local (não por empréstimo), em momento determinado a partir de agendamento prévio. Para consulta virtual do catálogo, acesse o Portal Aberto do Acervo InterPsi USP.

Do material

O Acervo InterPsi – USP foi estruturado a partir da cessão de 4 coleções individuais de pesquisadores, a saber:

  • Coleção WZ&FRM (Biblioteca Eileen Coly), constituída por Wellington Zangari & Fatima Regina Machado – CWZ&FRM), é formada por cerca de 10.000 títulos de livros e centenas de revistas, especializada em Psicologia da Crença, Psicologia Anomalística, Hipnose e nas experiências e crenças anômalas. Abriga a Biblioteca Quevedo-Cobêro, dedicada á religião, experiências anômalas, paranormais e estudos de ciência e crença. São mais de 8 mil títulos de livros, centenas de títulos de revistas e itens em outros formatos de mídia, como CDs, DVDs, revistas, slides, além do Museu da Crença e da Cultura de Paz, com centenas de objetos ligados a crenças, experiências e práticas religiosas e anômalas.
  • Coleção Ênio Benito Mari Finochi, dedicada à Arte Mágica e suas relações com processos psicológicos, neurológicos e psicossociais. Compreende mais de 600 títulos de livros, além de centenas de revistas, documentos, fotos, catálogos e recortes. Conheça também o Projeto Coleção de Arte Mágica & Psicologia do Acervo Inter Psi.
  • Coleção Mário Rangel, dedicada às experiências anômalas ligadas às experiências e crenças de tipo ufológico. Abriga cerca de 500 títulos de livros, além de revistas e farto material resultante da pesquisa de campo.

VISITAS TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS EM RAZÃO DAS AÇÕES DE COMBATE À PROPAGAÇÃO DO NOVO CORONA VÍRUS, EM CUMPRIMENTO ÀS DIRETRIZES DA CRUESP.