Cog-R – Grupo de Estudos de Psicologia da Crença: Ciência Cognitiva da Religião

O Grupo de Estudos em Ciência Cognitiva da é uma atividade de extensão do InterPsi USP. Tem como objetivo estudar e pesquisar temas na área da Ciência Cognitiva da Religião, bem como contribuir para o crescimento e divulgação da área, ainda pouco conhecida dado o pouco tempo desde sua fundação. O grupo, iniciado no segundo semestre de 2016, busca desde então estudar as bases e conceitos produzidos pelo campo, métodos e artigos recentes de modo a aprofundar a discussão no campo e possibilitar a seus membros capacidade técnica para uma leitura crítica do campo e capacidade metodológica para realização de novos estudos na área, utilizando de nosso rico contexto religioso e sincrético.


Durante o primeiro semestre de 2022, o grupo de estudos terá como focos a crítica à Ciência Cognitiva da Religião a respeito de sua suposta tentativa de desmistificar a religião e, em um segundo momento, aprofundar tal questão junto ao estudo do campo sobre profecias, previsões e oráculos divinatórios em diferentes religiões.

Detalhes do plano de trabalho para o semestre
Periodicidade: mensal
Dias de atividade: quintas-feiras
Horário: das 16h às 18h
Público-alvo: profissionais de áreas pertencentes à Ciência Cognitiva da Religião (psicólogos, antropólogos, neurocientistas, biólogos evolucionistas, entre outros) interessados nos temas de crenças religiões e/ou paranormais e na metodologia e arcabouço teórico propostos pelo campo
Número de participantes no grupo: atualmente 8 participantes / capacidade máxima 15 participantes
Estratégias e procedimentos: os artigos selecionados serão apresentados por duplas e discutidos posteriormente com os demais participantes, sob mediação do coordenador.
Recursos audiovisuais: Google Meet

Admissão e permanência de participantes
A eventual admissão de novos, tal qual sua permanência, estão sujeitas às normas que orientam o mesmo processo nos demais grupos mantidos pelo Inter Psi. Tais normas estão descritas nos seguintes termos: clique aqui para ler.
O ingresso de participantes no primeiro semestre de 2022 está encerrado. A abertura do grupo para novos membros, no entanto, talvez seja feita para ingresso no segundo semestre de 2022. Os interessados em participar devem acompanhar, nesta página, a possibilidade de ingresso e o modo de se candidatar. A informação acerca do ingresso será aqui publicada no mês de julho de 2002.

Coordenação

  • Ms. Gabriel Teixeira de Medeiros (psicólogo, doutorando em Psicologia Social e pesquisador do InterPsi)
  • Prof. Dr. Wellington Zangari (psicólogo, coordenador dos grupos de estudo do InterPsi e líder do InterPsi)
  • Profa. Dra. Fátima Regina Machado (psicóloga, coordenadora dos grupos de estudo do InterPsi e líder do InterPsi)

Participantes

  • Ms. Douglas Kawaguchi (doutorando e mestre em psicologia pela USP)• Dr. Rodrigo Ribeiro Frias (doutor em Psicologia Social)
  • Prof. Dr. Silas Guerriero (antropólogo, professor do Programa de Pós em Ciência da Religião da PUC-SP)
  • Ms. Douglas Flores (psicólogo, doutorando em Psicologia Social)
  • André Gadelha (psicólogo, mestrando em Psicologia Social)