GEPSIREL – Grupo de Estudos de Psicologia da Crença: Psicologia da Religião

Objetivo
Oferecer uma sistematização de estudo aos interessados na Psicologia da Religião de modo a habilitá-los a refletir psicologicamente sobre o comportamento religioso com vistas à aplicação tanto no campo da pesquisa empírica quanto da prática profissional.

Coordenação

  • Dra. Beatriz Ferrara Carunchio (Neuropsicóloga, pós-doutoranda em psicologia social e pesquisadora do Inter Psi)
  • Dra. Fatima Regina Machado (psicóloga, Mestre em Ciências da Religião, Doutora em Comunicação e Semiótica e em Psicologia Social, co-coordenadora do InterPsi USP)
  • Ms. Mônica Frederigue de Castro Huang (teóloga, psicóloga, doutoranda em psicologia social e pesquisadora do InterPsi)
  • Dra. Miriam Raquel Wachholz Strelhow (Psicóloga, pós-doutoranda em Psicologia Social e pesquisadora do InterPsi)
  • Prof. Dr. Wellington Zngari (psicólogo, Mestre em Ciências da Religião, Doutor Psicologia, co-coordenador do InterPsi USP)

Quem pode participar?
Estudantes de graduação da USP que já cursaram a disciplina “Introdução à Psicologia da Religião”;
Alunos de pós-graduação da USP que já tenham cursado a disciplina de “Psicologia Social da Religião”
Alunos de outras universidades e profissionais (formados em áreas afins): sob aprovação.
Para participar é necessário escrever uma carta de intenções aos coordenadores, apresentando-se e apresentando os motivos do interesse em participar do grupo.
O ingresso de participantes para o ano de 2019 está encerrado. Os(as) interessados(as) em participar do grupo em edições futuras devem responder a um curto questionário que será disponibilizado aqui em breve.

Como funciona?
Reuniões quinzenais, com a discussão de leituras, vídeos e notícias com conteúdo relevante ao tema do grupo e, principalmente, com o desenvolvimento de pesquisas. As reuniões são realizadas em datas marcadas no início de cada semestre.
Ao final de cada ano, os participantes recebem uma declaração de que participaram do grupo.

Admissão e permanência de participantes
A eventual admissão de novos, tal qual sua permanência, estão sujeitas às normas que orientam o mesmo processo nos demais grupos mantidos pelo Inter Psi. Tais normas estão descritas nos seguintes termos: clique aqui para ler.

Para qualquer outro assunto, basta se comunicar com um dos coordenadores do grupo: contato@interpsi.org