Webinar: Sobre Ser Imaginativo: Vários Aspectos da Imaginação Ativa, com Verena Kast. (20.10.21 – 14h). Video disponível!

A “fantasia como atividade imaginativa é mera expressão direta da atividade psíquica, da energia psíquica que só é dada à consciência sob a forma de imagens” (Jung, OC6, §869). Pesquisadores contemporâneos dos sonhos e neurocientistas sustentam essa afirmação de Jung – ainda que sem mencioná-lo. Estando as ideias de Jung sustentadas por pesquisas recentes, se torna clara a importância de funções como o sonhar acordado e o fantasiar na regulação das emoções, em transtornos mentais, na criatividade, no planejamento do futuro e, finalmente, também na postulação de um continuum entre o sonhar acordado e o sonhar dormindo e, desse modo, o lidar com sonhos.Esses estudos lançam nova luz nas nossas várias formas de imaginação e nos desafiam a aprofundar substancialmente nossa compreensão junguiana e nossa prática da imaginação.

Sobre a conferencista

Ph.D. em Psicologia, estudou Filosofia e Literatura. Foi professora de psicologia na Universidade de Zurique. Analista didata no C.G. Jung-Institut Zürich e psicoterapeuta em prática privada. Ela dá palestras em todo o mundo e é autora de vários livros de sucesso sobre questões psicológicas, como “A Time to Mourn” e “The Nature of Loving”. De abril de 2014 a março de 2020 foi presidente do Instituto C. G. Jung de Zurique.

Assista o vídeo: