Arte Mágica & Psicologia no InterPsi USP

O interesse da Psicologia pela Arte Mágica é histórico. Pioneiros da Psicologia notaram desde cedo que o “efeito mágico” – a “experiência do impossível” produzida pelos mágicos, requeria uma sofisticada compreensão de processos complexos ligados à percepção, à memória, à atenção, à expectativa, à crença e a habilidades únicas de interação social.

Psicólogos como Alfred Binet, Joseph Jastrow, Norman Triplett e James Sully, dedicaram-se ao estudo dos processos psicológicos ligados à ilusão especificamente no contexto da Arte Mágica. Desde então, psicólogos têm se dedicado à compreensão do quanto de Psicologia há na Arte Mágica. Atualmente, há pesquisadores em vários centros de pesquisa de dedicando ao tema como, por exemplo, o MAGIC Lab – Magic Attention & General Illusory Cognition, da Universidade de Londres, Goldsmith.

O InterPsi USP, interessado na relação entre Psicologia e Arte Mágica, mantém uma série de atividades abertas ao público, estudantes, pesquisadores e profissionais. Mantém um grupo de estudos, o IlusoriaMente; a Coleçãode Arte Mágica & Psicologia e a Coleção Ênio Finochi, ambas dentro do Acervo Inter Psi USP; realiza eventos para discutir o tema, além de oferecer cursos de extensão e uma disciplina de pós-graduação.

IlusoriaMente

Fique ligad@ que em breve será realizado mais um evento nessa área!!!